terça-feira, 2 de outubro de 2007

Self-Government

Você está acostumado a tomar decisões?

Estavamos tomando um decisão muito importante no nosso grupo, e já tínhamos um planejamento desenvolvido. Foram horas de debates e opiniões; todos os membros estavam satisfeitos com a elaboração do mesmo, até que um outro colega resolveu participar do nosso grupo.
Ele tinha idéias diferentes, e muitos componentes do nosso grupo que pensavam estar fazendo um ótimo trabalho, passaram a mudar de idéia por causa das idéias desta outra pessoa.
Quantas vezes a opinião de outra pessoa influência diretamente seu modo de pensar?
Você muda de idéias assim como muda de camisa?
Existe uma força de coação que impede você de tomar suas decisões?
Mas você se diz livre para decidir!
Decidir envolve o desenvolvimento de idéias interiores. Que autonomia de pensamento e decisão é esta que somente recebe e aceita idéias exteriores, e o faz "dançar conforme a música"?
A autonomia do pensamento, segundo Piaget, possui sua fonte no pensamento livre fundamentado na cooperação, solidariedade e reciprocidade.
A autonomia não é construída através de coação e dependência.
Podemos, e devemos, balizar nossas decisões em regras, respeito mútuo e cooperação, mas jamais agir de determinada forma, por medo de tomar as próprias decisões.
Você opta por comer seu cachorro-quente com ou sem mostarda?
Você esta comprando cachorro-quente. Está decidido não comer mostarda, já que não combina com o seu paladar. Do seu lado chega um amigo, que pede um cachorro-quente com bastante mostarda, olha para você e diz: "Você não gosta de mostarda!? É muito gostoso!" Você titubeia e pede bastante mostarda também!?
Creio que não!
Geralmente crescemos optando pelo que queremos comer. Estou usando o exemplo do cachorro-quente, mas poderia estar usando qualquer outro exemplo. Em vez de cachorro-quente, tente imaginar outros tipos de decisões que fazem parte do seu dia-a-dia.
A vida exige autonomia, não somente que opções relativas a paladar, moda, estilo de música, leitura ou filme, etc, mas acima de tudo AUTONOMIA DO PENSAR. Autonomia do pensar, envolve o próprio pensamento e a ação; é inaceitável sujeitos que sejam robos e papagaios.
Importante salientar que autonomia não pode ser confundida com libertinagem, irresponsabilidade e desrepeito pelas idéias dos outros.

"A pessoa é moralmente autônoma se, apesar das mudanças de contextos e da presença de pressões sociais, ela permanece, na prática, fiel a seus valores e a seus princípios de ação. Assim a pessoa heterônoma será aquela que muda de comportamento moral em diferentes contextos" (La Taille)

A autonomia exige "self-government", ou seja, auto-gestão da sua vida. Você (e mais ninguém) deve optar (decidir). E esta auto-gestão exige fundamentação em valores internos. Valores que são construídos desde que somos crianças. Isto não quer dizer que a criança deve ser "dona do próprio nariz", pois o adulto estaria abdicando do seu papel fundamental que é o de construir junto com a criança um pensamento democrático, responsável e maduro.
Através da cooperação e do respeito mútuo, o sujeito aprenderá a desenvolver valores, não apenas aceitar regras prontas, que carecem de significado pessoal.

Nenhum comentário: