segunda-feira, 8 de outubro de 2007

1.1 A concepção do homem na cultura arcaica grega


Principais influências da cultura arcaica grega na cultura ocidental:

- Linha teológica ou religiosa: traça uma divisão e oposição entre o mundo dos deuses (theoí) e o mundo dos mortais (tharatoí). Deuses são imortais (atháratoi) e bem-aventurados (eudaímones). Homens são efêmeros (ephémeroi) e infelizes (talaíporoi).

- Linha cosmológica: o homem contempla a ordem do mundo e o admira. As características principais são: a admiração (thauma) pela ordem e beleza do universo visível (kósmos). * Desta admiração origina-se a Filosofia grega e o estilo de vida teorética (theoretikós bios), segundo testemunho de Platão e Aristóteles; a descoberta da homologia que deve reinar entre a ordem do universo (kósmos) e a ordem da cidade (polis) regida por leis justas, fonte grega de uma ciência do agir humano, a Ética.

Observação: Neste momento o desafio da Filosofia é conciliar necessidade cósmica e a liberdade humana.

- Linha antropológica: a condição humana apresenta-se nas experiências humanas fundamentais e a relação do homem com os deuses, ou seja, a oposição entre o apolíneo e o dionisíaco (tema tratado por Nietzsche), representado na Tragédia.
Apolíneo – lado luminoso, presença ordenadora do logos na vida humana, orientando para a claridade do pensar e do adir razoáveis.
Dionisíaco – lado obscuro ou terreno onde reinam as forças desencadeadoras do eros (desejo e paixão).
Pontos tratados por esta linha:
1 – O conciliamento destas realidades é tarefa da Filosofia. (tema do Banquete de Platão).
2 – Alma – sopro (psyché) = dublê do corpo em Homero e, Alma – entidade separada do corpo e nele reencarnando-se em sucessivas existências (metersomatôse) – representação religiosa-metafísica no Orfismo.
3 – Vida social e política é marcada pela idéia de “excelência” (areté) – imagem do herói dotado de areté guerreira, passando após à areté civilizadora, herói fundador da cidade (hêros ktistês).

Areté passa a ser vínculo de justiça(dikê); e o herói fundador passa a ser o herói legislador (nomotéthes); e após junta-se o ethos laborioso (trabalho rude nos campos) como virtude.

As linhas que compõe a imagem do homem na cultura grega arcaica encontram um ponto de intersecção e convergência no tema do destino (moira) que se distingui em dois tipos de pensamento numa passagem da visão arcaica do homem para a visão clássica* :
- Arcaica: o pessimismo = desamparo do homem e o orgulho.
- Clássica: o moralismo = responsabilidade pessoal e poder de escolha.

* Tema tratado por Nietzsche.

Nenhum comentário: