quinta-feira, 11 de outubro de 2007

1.4 - A antropologia platônica

Possui sua síntese na Realidade das Idéias, na qual se fundem: a relação do homem com o kósmos (pré-socráticos), o homem como ser de cultura política – Paidéia (Sofistas) – e do “homem interior” e da “alma” – psyché (Sócrates). A Realidade das Idéias é a ordenação transcendente que implica a vida da alma (psyché) na sua condição terrena.

* O tema do logos é tratado nos seguintes Diálogos: Apologia, Criton, Menon, Fedon. Menon anuncia a teoria das idéias e Fedon expõe a teoria das idéias.

Teoria das idéias – horizonte segundo o qual são pensados a origem e o destino da “alma” (mito da preexistência e doutrina da imortalidade) e para o qual a “alma” permanece essencialmente voltada pela “reminiscência” (anámnesis) e pelo imperativo da “purificação” (kátharsis) – Natureza da alma congênita com o mundo das idéias (mito do Fredo).
EROS = pulsão amorosa – elemento essencial da visão grega do homem.
- Eros oposição ao logos = Dimensão do corpo e da beleza.

* No Banquete logos e eros são equilibrados pela contemplação intelectual e extática do Belo Absoluto.

A obra "República" de Platão – trata tricotomia da Alma (racional, irascível econcupsível), na qual a justiça é a virtude principal, regida pela sabedoria (sophía), coragem (andreia) e a moderação (sophosyne).

A República transpõe ao plano da Paidéia (educação do indivíduo para a vida política justa) antes sendo a educação contemplação das Idéias de Belo e do Bem.
No final desta obra desponta-se a idéia socrática de responsabilidade pessoal, em que acontece a vitória da liberdade sobre o destino.
O pensamento de Platão muda a herança cosmológica da filosofia pré-socrática (imanente ao movimento cósmico) assumindo uma atitude antropológica (finalismo da inteligência). Esta atitude antropológioca apresenta a a "alma" movendo-se a si mesma e como "princípio do movimento", não mais sendo movida por uma força fora dela.
Segundo a antropologia do Timeu, o homem é considerado uma conjunção da "alma" e do corpo, com uma inteligebilidade da "alma", ou "alma racional" que harmoniza os movimentos interiores.
Diálogos de Platão:
República - educação do indivíduo para a justiça em si mesmo e na cidade;
Banquete e Fedro - desejo amoroso (eros) e o desejo imanente da "alma";
Timeu e o X livro das Leis - o homem na ordem do universo;
Fedon - a relação do homem com o divino;

Nenhum comentário: