quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Impostos X Auto-sustentabilidade econômica

DÉFICIT - Quer dizer que se gasta mais do que se ganha.
A saída para o déficit público seria através do aumentos dos impostos?

Quem não ouviu ainda a palavra "auto-sustentabilidade"? Bom, neste momento não irei me deter em explicar o que ela significa, mas deixo um execelente link para quem quizer entender mais sobre esta palavra --> A Auto-sustentabilidade no Terceiro Setor.
Quando me deparei com a frase "Déficit obriga Estado a elevar alíquotas do ICMS", eu entrei em estado de indignação. É! Novamente entrei neste "estresse". Aliás, acho até que não estou conseguindo mais sair dele e já estou pensando em firmar uma parceria com ele para que eu nunca mais volte ao meu estado de "relativismo frente ao sistema social", se é que algum dia eu cheguei a este estado.
Bom! O importante de tudo isto é que eu pensei.(Até aqui não aconteceu nada fora da normalidade de atos que fazem parte do meu dia-a-dia.)
Mas a novidade está no fato de que pensei: Por que o governo público não usa para si mesmo uma prática que vemos ele tanto incentivar: A auto-sustentabilidade?
Analisando a história do nosso país vemos que na Era Vargas, ouve o nascimento das principais empresas estatais. No momento não sei se elas foram implantadas com o intuito de gerar auto-sustentabilidade para a economia nacional.
O que vejo é que as empresas estatais que hoje estão privatizadas estão gerando mais lucro do qualquer outra empresa. E ainda deve ser considerado o fato de muitas delas estão inclusive isentas de impostos.
É claro que os espertalhões que compraram estas estatais, aproveitaram-se da desculpa do governo em vendê-las já que não davam lucros, com a seguinte desculpa (deduzo eu): Se elas não dão lucros, nós (espertalhões) pedimos "pelo amor de deus" que você (governo nacional) nos dê a chance de arriscar nosso capital nesta 'indústria' falida, e em troca, daqui 'X' anos daremos um retorno. Se não está dando lucro para você (governo nacional), e quem sabe nunca dará, então não custará nada a você (governo nacional) conceder esta chance para nós(espertalhões), que pelo menos daremos um lucro futuramente."
E o que vemos hoje? Em vez do governo investir no desenvolvimento e geração de capital e emprego através de empresas estatais, ele prefere somente ficar do seu gabinete cobrando os impostos, e não se dar o luxo de gerir estas empresas.
Com isso quem sofre são as micro-empresas, pequenas-empresas e os trabalhadores (rurais e urbanos) que carregam os pesados fardos dos impostos brasileiros.
Será que a saída para o déficit não seria o investimento em parcerias e empresas estatais como uma forma de gestão auto-sustentável e com isso baixar os impostos e gerar mais dinamicidade para a economia interna?

Nenhum comentário: