quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Crise do significado dos termos

A figura do professor no entendimento da maioria das pessoas, está ligada ao conceito de professor da década de 70: É aquele que ensina!
Embora entre alguns pedagogos, alguns professores, e também de alguns membros da comunidade, a palavra professor transformou-se em educador.
A palavra professor está ligada ao tecnicismo da década de 70. O tecnicismo exige um professor que sabe determinada habilidade, e irá ensinar ao seu aluno.
Aluno? É "ser" que deve ficar calado, ouvindo para depois "papagaiar" o que o professor ensinou! Não!? Estou errado? (Ufa! Que bom que estou errado!)
Estamos vivendo uma crise de valores e conceitos. Normal neste caso confundirmos o significado dos termos!
Para alguns pedagogos e professores, a saída foi mudar o termo; não se usa mais a palavra professor, usa-se EDUCADOR.
A palavra mudou.
O professor é um educador qualificado em uma determinada área: filosofia, português, biologia, história, química, etc; enquanto a secretária, os pais, a doméstica, o auxiliar de escritório, o gerente, o operador de máquina, o mecânico, etc também são educadores tendo em vista cada qual a sua tarefa profissional, seus príncipios morais e valores a serem ensinados, e re-elaborados através da prática.
O professor é o profissional do ensino, que atua na escola sendo o mediador entre a teoria e a prática de determinado conhecimento.
Os pais tem a tarefa de "iniciar" seus filhos na vida de inter-relacionamentos e na conduta cidadã(em outras palavras, os pais tem um papel mediador assim como o professor); é uma tarefa que exige vivência moral e ética, pois os pais são pessoas que ao longo da experiência possuem uma prática do que é a 'real' vida em sociedade(ou pelo menos deveria ter esse conhecimento).
O mecânico possui conhecimento na sua área, e tem uma vivência moral e ética. Com isso é profissional hábil e um educador.
A palavra educador, não só abrange o profissional Professor, mas engloba todos nós, em cada área em que atuamos.
A vida em sociedade exige que vivamos verdadeiramente nosso "SER". Sejamos pessoas honestas; que usamos a razão para fazer o bem, e para viver em constante simbiose com o ecossistema e com as outras pessoas.
VIVAMOS NOSSO "EU" EDUCADOR EM CADA UMA DE NOSSAS PROFISSÕES, E VALORIZAMOS A PALAVRA PROFESSOR. POIS PROFESSOR É PROFESSOR, ASSIM COMO MECÂNCIO É MECÂNICO. SE NECESSÁRIO, TEMOS QUE APERFEIÇOAR AS NOSSAS PRÁTICAS E VALORIZAR MAIS A NOSSA PROFISSÃO.
NÃO HÁ MUDANÇAS SOMENTE MUDANDO OS TERMOS, POIS NENHUM MECÂNCIO VAI SER MELHOR PROFISSIONAL SE PASSARMOS A CHAMÁ-LO, POR EXEMPLO, DE TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE AUTOMÓVEIS.

Nenhum comentário: