Estudo exige leitura, e leitura exige paciência. Vivemos atarefados, na correria e crentes de que tudo tenha que se resolver rapidamente. Pense primeiro que as melhores ideias brotam da reflexão que cada pessoa realiza, e isto leva um tempo; tempo que pode dias, semanas, meses ou até mesmo anos.
Não entendemos todas as teorias, e todos os assuntos rapidamente. É ilusão achar que lendo um texto apenas uma vez, ou lendo um resumo, ou ouvindo o professor realizar uma explanação sobre o assunto, será suficiente para que o conhecimento seja adquirido.
Precisamos várias e variadas informações para elaborarmos um conhecimento consistente, e ainda assim não o devemos caracterizá-lo como verdade incapaz de ser corroborada (posta em xeque).
A paciência parece-me ser fundamental.
Paciência para se debruçar sobre um texto, ler, indagar, comparar, analisar e re-constuir o conhecimento; estas são tarefas subjetivas.
Quantas vezes nos angustiamos com algo que estamos lendo? Não entendemos o que o autor quer dizer, mas aí a persistência será fundamental para rompermos as barreiras do pensamento.
terça-feira, 28 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário