quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Profissão: Professor.

Nesta profissão é importante desempenhar as tarefas com competências e habilidades, em nome da República, proporcionando a cada aluno o conhecimento das diversas realidades que o permeia, fenômenos, linguagens, situações, problemas, e gerando debates dos quais possam surgir novos argumentos e propostas para sua subjetividade e para a sociedade.
Ser professor não é esperar apenas homenagens e reconhecimentos em cada dia 15/10.
O reconhecimento pode haver, bem como a afetividade, como acontece em todas as relações intersubjetivas.
Sinta-se "apenas" professor, não um deus que precisa receber adoração (dos seus alunos). E caso seu aluno não lhe parabenizou, não fique chateado, pois ele não possui esta obrigação. Caso houve um parabéns, este significa: "Obrigado professor, você não fez mais do que sua obrigação!".

Que este dia seja um marco para que possamos re-pensar o papel desta profissão, bem como o papel da educação formal e métodos didáticos que utilizamos.

Parabéns pelo nosso dia!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Paciência

Estudo exige leitura, e leitura exige paciência. Vivemos atarefados, na correria e crentes de que tudo tenha que se resolver rapidamente. Pense primeiro que as melhores ideias brotam da reflexão que cada pessoa realiza, e isto leva um tempo; tempo que pode dias, semanas, meses ou até mesmo anos.
Não entendemos todas as teorias, e todos os assuntos rapidamente. É ilusão achar que lendo um texto apenas uma vez, ou lendo um resumo, ou ouvindo o professor realizar uma explanação sobre o assunto, será suficiente para que o conhecimento seja adquirido.
Precisamos várias e variadas informações para elaborarmos um conhecimento consistente, e ainda assim não o devemos caracterizá-lo como verdade incapaz de ser corroborada (posta em xeque).
A paciência parece-me ser fundamental.
Paciência para se debruçar sobre um texto, ler, indagar, comparar, analisar e re-constuir o conhecimento; estas são tarefas subjetivas.
Quantas vezes nos angustiamos com algo que estamos lendo? Não entendemos o que o autor quer dizer, mas aí a persistência será fundamental para rompermos as barreiras do pensamento.